faxina

Uma faxina geral pode acelerar o Windows

Faxina geral no Windows

Na maioria dos casos, uma faxina geral no Windows pode trazer o sistema operacional a uma condição próxima à original, sem necessidade de formatação e conseqüente perda de configurações e dados.

Veja nesse passo a passo como

Desistalar

Por mais óbvio que pareça, muita gente não se dá conta que a quantidade de programas instalados influencia muito na velocidade geral do Windows, portanto veja entre seus programas instalados quais realmente estão sendo utilizados e remova o restante sem dó.

No Painel de Controle, clique Desinstalar um programa (no XP é Adicionar/Remover Programas) e começe o trabalho de remover apenas os programas desnecessários, mas é importante manter os CODECS, Drivers(Impressoras) e Bibliotecas(VISUAL BASIC, C++, JAVA, etc).

Alguns programas trazem consigo “companheiros” não solicitados como barras de navegação, são os chamados Crapware:

crapware

Algumas ferramentas podem auxiliar a remoção dos “programinhas lixo”:

PC Decrapifier

CCleaner

Atualizar

Agora que os programas inúteis foram desinstalados, é hora de atualizar os que sobraram. Você pode fazer manualmente, procurando novas versões de cada software uma a uma, ou usar algum programa para pesquisar automaticamente:

FileHippo.com Update Checker

Secunia Personal Software Inspector

Estando seus programas atualizados é hora do sistema operacional, utilize o Windows Update para fazer o processo automaticamente, ou no caso de quem não tem acesso a conexão de banda larga e/ou vai a utualizar várias máquina, é possível baixar todos os updates usando o programa WUD

Limpar Área de Trabalho

Uma Área de Trabalho cheia de arquivos e atalhos é uma importante fonte de lentidão, principalmete na inicialização do Windows. Aproveite para organizar seus arquivos e apagar o que não tiver mais utilidade, e crie o hábito de não mais utilizar o Desktop como local de downloads.

Limpar registro

Segundo a Wikipedia “O Registro do Windows (regedit.exe) é um banco de dados presente no sistema operacional Microsoft Windows. Sua função é concentrar todas as configurações do sistema e aos aplicativos executados nele de modo a tornar sua administração mais fácil. Todas as configurações alteráveis no Painel de Controle, associações das extensões de arquivos e configuração de hardware são armazenadas nesse banco de dados”.

Mesmo depois de removidos, arquivos e programas acabam deixando rastros no resgistro do Windows, e essas referências a programas que não existem acabam tornando o sistema cada vez mais lento. Existem programas que vasculham o registro em busca de chaves inválidas e as removem, otimizando o sistema:

CCleaner

EasyCleaner

MV RegClean

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>