Fazendo a integração de drivers na instalação do Windows XP

Fazendo a integração de drivers na instalação do Windows XP

O Windows XP vem com uma quantidade razoável de drivers de dispositivos, quer sejam flash drivers, placas de vídeo, som, rede, etc… É bem provável que você instale o XP no seu micro e que, sem a necessidade do disco do fabricante, ele reconheça todos os componentes mais comuns de sua máquina. Porém, como o Windows XP foi lançado antes da tecnologia SATA se tornar popular, muito provavelmente, você já teve o desprazer que querer instalar o XP em um micro com um HD SATA e descobrir que o XP precisava da carga do driver da controladora RAID porque ele não consegue encontrar o HD do sistema… Então seria bom conseguir incluir o driver necessário na instalação a fim de que, esse problema não ocorresse em instalações futuras.

É mais ou menos isso que vamos fazer, integrar os drivers na instalação do XP, assim, quando o XP instalar o dispositivo, ele não será instalado com o driver padrão e sim com o driver mais recente fornecido pelo fabricante.

Uma boa notícia é que existe um grupo de usuários que cuidou em criar um mecanismo a fim de integrar o maior número de drivers a fim de que o XP possa fornecer o suporte automático, com os drivers atualizados fornecidos pelos fabricantes, para a maioria dos dispositivos existentes. A missão desse grupo é integrar TODOS os drivers para XP disponíveis… Assim, virtualmente falando, você teria um CD (ou DVD) de instalação do XP que contém todos os drivers de todas as placas e dispositivos conhecidos. Assim, no momento de instalação do XP, onde os dispositivos são detectados, ao invés do Windows instalar aquele driver padrão, ele já instalaria o driver mais atual para o dispositivo, tornando assim, a atualização do driver dispensável.

Assim, acesse o endereço: HTTP://driverpacks.net/

Você notará que o site é simples e fácil de entender.

Clicando em DriverPacks, você obtém a lista de drivers disponíveis para download.

Creio que está bem claro, os drivers Graphics são de placas de vídeo, Sound para placas de som, LAN para placas de rede, MassStorage para controladoras RAID, IDE e SATA, WLAN para dispositivos Wireless LAN, etc…

Para que possamos fazer a integração desses drivers, devemos baixar o aplicativo DriverPacks BASE, que fará as atualizações necessárias nos arquivos de instalação do XP.

Você deverá executar o arquivo e ele apenas irá descompactar o conteúdo em uma pasta, como no caso abaixo:

Indique uma pasta qualquer, no meu caso, veja como ficou:

Veja que o arquivo se descompacta na pasta indicada e que ele cria uma certa estrutura de arquivos dentro da pasta.

Não vou explicar o que significa cada um dos itens, mas quero dizer que, os principais são: a subpasta DriverPacks e o aplicativo DPs_BASE.EXE (programa de integração dos drivers).

É nela que você deve colocar os arquivos dos drivers que serão baixados.

Esses arquivos têm uma organização interna que o programa de integração conhece, assim, não tente descompactar os arquivos de drivers… eles são pra ser assim mesmo. Apenas salve os arquivos baixados na pasta, como mostro abaixo:

Perceba uma coisa, eu baixei todos os arquivos, mas eventualmente vc não precisa baixar como eu fiz, a não ser que queira uma instalação realmente completa.

Bem, agora você deve copiar os arquivos de instalação do CD do XP para o seu HD.

Assim, crie uma pasta, como por exemplo D:\ Dskinst e copie os arquivos pra ela. Ah, não precisa copiar o CD inteiro, somente os arquivos do diretório raiz e a pasta i386, como mostrado abaixo:

Com os arquivos de drivers baixados e salvos, execute o programa de integração (DPs_BASE.EXE). Aparecerá uma tela semelhante a esta:

Se você quiser selecionar português-brazil e clicar em Apply, você terá a interface do programa traduzida. Não se preocupe com o erro que dá ao fazer o apply. Acho que o cara que fez a tradução, esqueceu de alguns elementos e por isso aparece uma mensagem… apenas clique em OK, você verá a interface em português agora!

Clique no botão “>” para avançar. Vamos dar início às configurações necessárias… Clique novamente em “>”. Será apresentada a tela abaixo:

Note que o item Localização está escrito como inválido. Isso acontece porque você não informou o locar onde os arquivos de instalação do XP estão gravados. No meu caso, eles se encontram no D:\Dskinst. Assim clique em Procurar e selecione a pasta com os arquivos de instalação do XP que você gravou no HD. Qualquer problema nessa etapa é porque está faltando arquivos do XP… assim, se ocorrer, copie novamente o conteúdo do CD necessário, como descrito anteriormente.

Se estiver utilizando a interface em português a mensagem de erro no arquivo de tradução, clique em ok e veja que a tela está agora dessa forma:

Observe a localização dos arquivos de instalação o XP e a identificação da versão do XP. Clique em “>” para avançar.

Nesta tela, eu cliquei em selecionar tudo, mas você pode selecionar quais pacotes de drivers instalar. Se você não baixou todos os pacotes, é possível que alguns dos itens listados estejam desativados, contudo isso não será problema pois a integração levará em conta apenas os selecionados. No meu caso, eu baixei todos os drivers. Note ainda que o item 3rd party DriverPacks é uma personalização de driver que eu fiz, algo bem específico, mas isso é lição pra outro Post, certo?

Clique em “>”.

Neste ponto, escolha o método 2, pois o método 1 pode trazer alguns problemas na hora da instalação. O método 2 eu testei e achei mais seguro e estável. Selecione o método 2 e clique em “>”.

Bem, esse será o método utilizado pelo finalizador da instalação de drivers. Sinceramente eu não testei os últimos dois métodos. Assim, deixe o primeiro selecionado e clique “>”.

Vamos para as configurações opcionais, clique em “>”.

Como você pode ler na descrição do aplicativo, clique na alternativa desejada. Eu deixo sempre a opção DISABLE, mas se quiser ativar o KTD fique a vontade. Bem, o KDT são as bibliotecas de drivers descompactados… dependendo de quantos pacotes você baixou, a biblioteca de drivers pode ter vários gigabytes, eu sempre deixo a primeira opção DISABLED.

Ah, deixe o cachê com a mesma informação “padrão”.

Clique em “>”.

Vamos selecionar mais opções, clique em “>”.

Deixe o QuickStream ativado. Clique em “>”.

Esta tela se refere aos drivers de vídeo de placas ATI. Deixe a primeira opção ativada caso você tenha o .NET Framework instalado. Caso você nem saiba o que é isso, deixe a segunda opção selecionada, ok? Clique em “>”.

Este é o resumo de sua integração de drivers. Clique em “>”.

Se você estiver conectado, o programa verifica on-line se os pacotes de drivers estão atualizados. No meu caso, todos estão.

Você pode clicar em “Integrar” que o processo iniciará.

Quando terminar, será emitido um aviso e o programa encerrará normalmente.

Agora temos que criar o CD ou DVD de instalação do XP…

Para isso, vamos usar uma solução rápida: o NLite.

Visite e baixe o Nlite do link abaixo:

http://www.nliteos.com/download.html

Para executar esse programa, você deverá instalar o .NET Framework 2.0, que pode ser obtido em: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=0856eacb-4362-4b0d-8edd-aab15c5e04f5&DisplayLang=en

Instale o framework e depois o Nlite.

Execute o Nlite, a tela inicial é assim:

Note que eu já fiz a mudança de idioma para o português.

Vamos em próximo.

Aqui eu seleciono a pasta que contém os arquivos de instalação do XP que você gravou no HD e que acabou de integrar os drivers. Note que dentro dessa pasta apareceu, além da pasta i386, uma outra chamada OEM.

Clique em próximo.

Esta tela mostra configurações anteriores do Nlite. Em outro Post, falarei mais sobre isso, por enquanto, clique em Próximo…

Selecione a última opção, Criar uma Imagem ISO… Clique em próximo.

Veja que na opção Modo, está configurada para a criação de uma imagem ISO. Se você quiser gravar um CD ou DVD, pode mudar as opções para Direct Burn, ou Burn Image.

Em meu caso eu sempre uso o Nero. Assim, eu crio a imagem, clicando em Criar ISO, seleciono o local onde gravar e depois no Nero, no menu Gravadora, no Item Gravar Imagem, eu seleciono a imagem criada e procedo a gravação.

Tenha em mente o seguinte, verifique o tamanho do arquivo de imagem criado. Sele ele for em torno de 700Mbytes, você poderá criar um CD de instalação. Se for maior, vc deverá gravar em mídia DVD.

No meu caso, o arquivo de imagem ficou com mais de 800M bytes… daí a única solução é gravar em DVD, pois em CD não vai caber, certo?

Espero ter ajudado!

Meu próximo Post falará sobre o Nlite e como integrar as atualizações com esse programinha bacana. Até lá!

Atualizado em Fev/2008: Atualizando o Disco de Instalação do Windows XP/2000 com o Nlite (Revisada)

191 thoughts on “Fazendo a integração de drivers na instalação do Windows XP

  1. Em inumeras ocasioes tentei resolver esta incompatibilidade do HD sata com o nosso queridissimo e preferido XP, mas era inutil, porem com esse post consegui realizar uma meta minha que era evidentemente realizar esse procedimento.
    agradecido

    PARABENS…… ISSO FOI INCRIVEL REALMENTE….

  2. Amigão, ótimo tutorial, estava tomando uma surra para instalar o Win XP Sp3 No meu notebook, tentei de todas as maneiras resolver e nada…Tudo culpa desse maldito SATA…rss

    Com seu tutorial, o Windows esta sendo instalado numa boa…flws amigão…um abraço

  3. Olá amigo, muito bom o tutotial, fiz exatamente como você descreve no tutorial consigo fazer a instalação mas depois q termino a instalação e reinicio o computador o XP fica carregando e não inicia. Pode me ajudar? Obrigado.
  4. Robson, boa tarde. Cara, estou com um notebook igual ao modelo que voce descreveu e fiz o mesmo procedimento. A instalação até que funcionou, mais logo após a primeira parte da instação do XP, quando ele reinicia a maquina, aparece uma tela azul bem rapida e fica em loop dando esse erro e nao entra no sistema operacional. Cara, posso ter errado onde nesse caso ?
  5. Cara!!! Há semanas eu vinha tentando instalar o xp, e não conseguia integrar os drivers usando o nlite. Não sei porque, ele não reconhecia. Fazia tudo como diziam, e tals, mas não dava certo. Fiquei caçando um tempão, achei q tivesse algo a ver com a minha placa ser soyo, pq todo mundo q conseguiu tinha placa de outro tipo. Daí quase sem esperança, segui o tutorial. DEU CERTO, CARA!!! TE AMO, VELHO!!! Desculpa a tcholice, mas é pq já tava entregando os pontos msm, e esse post salvou a bagaça! XD
  6. Perfeito!!!!
    Tentei por dias instalar o XP em um HP PAVILLION TX 2627 CL e não conseguia.
    O seu tutorial deu certinho cara!
    Se seguir a sua explicação PERFEITA qualquer um consegue.
    Obrigado!!!
  7. excelente post, segui tudo como indica o passo a passo, porém após ele formatar e instalar o xp, a máquina fica reiniciando, após aparecer o logotipo do xp, e não inicia em nenhum modo.aparece um erro rapidamente e reinicia. Onde posso estar errando.
    Note HP DV5 1220 BR.
    Usei o Sata para AMD 780G
  8. Tô com o mesmo problema q vc, o xp formatou e instalou normalmente, mas não inicializa nem em modo seguro, aparece um erro rapidamente reiniciando o note. Se conseguiu 1 solução mande para meu e-mail. Obrigado
    arafat_him@hotmail.com
  9. Ola, to com problema sério aqui, não consigo inicialoisar o hd sata 160 samsumg, eu o coloquei no pc ele fica renicializando toda hora, e nesse pc do cliente ele não formata, da erro na formatação e desliga o pc, e não tenho comoa cessar dados do pc pq o pc não inicializa.
    Se alguém puder ajudar fico grato.
  10. Uhhhhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu…..Amigo……..perfeito….cara nem sei como te agradecer!!!!!

    Vc é td de bom!!!!!!!

    Grande beijos no coração

  11. Parabéns pelo tutorial, eu segui ele todinho a risca e não é que deu tudo certo consegui intregrar os arquivos usando o WinXP_sp3. Eu estava passando um perrengue com esse notbook da HP pavilion dv4-1241br. Espero que os outros tenham a mesma sorte.
  12. Cara, perfeito, resolveu meu problema, muito obrigado pelo tutorial, é raro eu postar agradescendo pq o corre corre é grande, mais esse eu fiz questao de deixar meus agradecimentos, vlw mesmo! =D
  13. Cara sem comentarios este tuto que montou, Parabéns !!!

    Muito bom mesmo, eu fiz o procedimento e deu certo, ficou perfeito….cara teria problema de re-publicar este tuto no blog que eu montarei com os seus creditos é claro ?

    VALEU !!!

  14. Bom dia, eu tenho problemas com o xp no meu pc, porque o hd do meu pc é sata 2, o xp instala tudo certinho só que na hora de gravar dvd e copiar ele da erro e não copia e nem grava, cd sim mas o problema é com gravação de dvd, no vista aconteceu o mesmo, só que era com a gravação de cd e tambem não ripava ai o tecnico me ensinou a atualizar os driver sata e agora funciona certinho, mas no xp eu fiz a mesma coisa só que no windows xp não funciona, vou tentar fazer essa integração ai do tutorial espero que de certo porque meu pc não tem driver de diskete e sim leitor de cartao, ja fiz uma vez uma integração mas não deu certo vamos ver se essa da, porque eu queria usar o xp e não posso porque gosto de gravar dvd e não tem como ele queima o dvd e estraga e não grava nada, o meu pc tambem tem hora que aparece uma tela azul no windows dizendo que foi encontrado um erro no windows e que é para mim atualizar bios, quase todo dia aparece eu nao sei se tem alguma coisa haver, meu pc tem 5 meses de uso, por favor peço sua ajuda porque estou sem dinheiro para mandar em um tecnico no momento e o fabricante nao esta nem ai, obrigado se voce tiver como me ajudar me responda essa mensagem no meu email, obrigado aguardo uma resposta.
  15. Sinto na obrigação de agradecer pela gentileza prestada, sério! Salvou a minha reputação, estou a dois dias tentando instalar um server intel com win2003sp2 mas esse cd nao tem o driver da controladora raid e a mobo nao aceita emulação de floppy via usb, só aceitou na primeira parte da instalação, pois depois quando foi copiar os arquivos do windows ele ficou pedindo para inserir o drive via disquete, mas com o seu tutorial o negocio funfou na hora. Valeu mesmo por compartilhar o seu conhecimento.
  16. Como faço para colocar outras driver, que nao estao compactados neste mecanismo, por exemplo, baixei 250 mil drivers e nao estao compactados e gostaria de juntá-los ao meu xp, como faço?
  17. Parabéns pelo post.
    Fiz aqui e deu tudo certinho. O curioso é que a integração do próprio nLite não funciona, né?
    Vlw mesmo!!!
  18. ola amigo,
    Muito Obrigado, vc resolveu meu problema de meses. Agradeco a boa vontade e paciencia. PARABENS!!!
  19. Ola amigo desde já agradeço pelo tuto, parabens. A principio tentei fazer do jeito que vc ensina mas integrando o SP3, daí na hora da instalação deu um erró derivado de um arquivo chamado sp3.cab, dizia que estava ausente, então fiz tudo novamente porém sem o sp3 e agora tá dando certo, obrigado mesmo. Você saberia porque tá dando este erro com o SP3?
  20. Amigo, obrigado realmente funciona, porém, apesar dos pesares, no windows xp 64 bits não funcionou =/

    Esse progama DPs_BASE só trabalha com S.O’s 32 bits, não teria um outro progama que fizesse a mesma coisa ou uma versão 64 bits desse ?

    Obrigado =]

  21. Noss…
    eu estava com dificuldade para instalar o windows Xp no HP G42-271BR porque dava tela azul quando colocava o cd do windows xp, mais depois que li e segui certinho foi tudo numa boa…!

    VALEU BROW

  22. PARABENS MARAVILHA MESMO FUNCIONA PERFEITO NO NOTBOOK ITAUTEC RSOLVEU PROBLEMA DE CONFIGURAÇÃO.
  23. Quando baixa-se os drivers eles vem como “ARQUIVO TORRENT” e mudo ele pra .rar , certo ?
    E… quando chega a parte de selecionar os drivers , só é possível marcar o “DriverPack Mass storage text mode”, os demais não consigo :x a caixa para marcar fica inacessível.
    O que Faço ?
  24. Muito bom o tuto, já tinha feito isto antes, mas por outro método, muito mais difícil. Assim ficou show de bola. Funcionou 100%.
    Muito obrigado.
  25. Olá amigo,consegui fazer o cd integrado, baixei os drives da controladora sata no site drivepacks, algo assim… depois disto entei formatar o meu noteboock positivo mobile v56, so que na hora que esta formatando , diz que falta drives de Cd-rom, baterry, e outros.

    O MEU NOTEBOOK É POSITIVO MOBILE V56. mEU NUMERO DE SÉRIE É 3099834. LOGO EMBAIXO NA HORA DE LIGAR O NOTEBOOK,APERTO O F2 E APARECE NA BIOS ESSE NOME TB( PHOENIXBIOS) M550SE/M540SE BIOS.

    VC SABE ONDE POSSO BAIXAR OS DRIVES DA CONTROLADORA SATA DELE PARA QUE EU POSSA COMPLETAR A INTEGRAÇÃO DE TODOS OS DRIVES NOCD DO XP PS3?

    ME MANDE O LINK SE PUDER, DAE FAÇO DOWNLOADS. ENTENDO POUCA COISA SOBRE ISSO.

    ME AJUDE, POR FAVOR. SÓ ME INDICAR O LINK QUE TENTO FAZER OS DOWNLOADS.

    TO DESESPERADO.

  26. ola pessoal apos instalar um maldito prog.no note ele foi pro brejo,tive que formata-lo nmas ai veio o problema Xp nao reconhece o HD que esta particionado muito bem depois de horas quebrando a cabeca com a Bios,consegue resolver o probl.segue os passos..,inserir o cd xp,reiniciei o note,presionei f12,para entrar na BIOS,selecionei SATA, enter ,apareceu na primeira tela AUTO ai que ta o probl.qual tecla (F3,f4 etc)eu descobri aperte a tecla (F5) e voce desabilata o AUTO voltando para IDE aperte F10 para salvar e reinicie o note e formate na pariçao desejada A no meu caso meu note um GIGABYTE da APLLE,boa sorte, e ao gaste seu dinheiro com picaretas d planta apreder e sempre melhor.,.
  27. UMA MARAVILHOSA MATERIA SOBRE COMO CRIAR UM XP COM TODOS OS DRIVERS EXCELENTE MUITO BOM MESMO FIZ O MEU E FICOU LEGAL , PARABENS A TODOS MATERIA MELHOR NÃO EXISTE NA NET E PRA LEMBRAR A TODOS OS LINKS ESTÃO FUNCIONANDO.
  28. Quando fiz na do driverpack no final, ele deu uma mensagem em ingles,
    uma tela about the driverspack , e nao continua (nao tem a seta “>” de continuar), somente slipstream e a mesma presionada inicio-se um processo em que aparecia uma tela parecida como
    do DOS fazendo a integracao . Na parte em que ha a verificacao quando
    se quer ver se tudo esta bem, no inicio quando aparece a tela updater cheker parece que deu tudo ok. gravei como orientado pelo NERO a iso criada, e veremos se (pelo amor de DEUS), os benditos drivers do SATA do XP inicializam normal. Tenho um caso do micro da DELL GX620 que somente tem um hd sata (nenhuma porta IDE ATA), que nao se tem uma opcao melhor que o XP para instalar, (o SEVEN e muito pesado para o micro), porem na instalacao do xp pede o driver sata – como o hd anterior pifou, uso um hd da FUJITSO, na nada de iniciar o xp.

    veremos,,,, veremos….

  29. No meu caso deu tudo certo, baixei todos os drivers do XP para incluir pelo driverspack somente tive que usar a midia DVD o WinLite.iso deu mais ou menos 1.30 gb. Ja testei em uma maquina
    da DELL GX620 E deu tudo perfeito, ate a placa de video,
    audio e lan onboard foi instalado com perfeicao…. succefull..
    obrigado pela materia… e viva o bom e velho XP.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>